Nossas Áreas de Atuação

Área de atuação

Construção Civil, Off-road, Agricultura e Silvicultura, Construção Naval, Caminhões, Indústria Pesada, Mineração, Offshore (Petróleo e Gás), Ferrovia, Centrais de Energia e Eólicas , Manufatura de equipamentos , Processos, Montadoras, Transportes e diversos.

Área de Parafusos e Porcas

Eólicas, Construção Naval, Prensas, Usinas Hidroelétricas e Turbinas

Indústrias

A Nord-Lock e Superbolt tem mais de 30 anos de experiência em aparafusamentos em todas as indústrias no mundo. Selecione a indústria para estudos de casos e artigos relacionados a aparafusamentos.

Edificações e pontes necessitam resistir à passagem do tempo, e isto significa usar os materiais certos

Usamo-nos todos os dias, mas poucos de nós paramos para apreciar o cuidado, o conhecimento e o planejamento empregados na construção de edifícios, pontes e infraestruturas públicas.

Arquitetos, engenheiros, construtores, encanadores e eletricistas são apenas alguns dos muitos profissionais que precisam combinar seus conhecimentos. E isso para mencionar só o pessoal. Há ainda todo o equipamento e os materiais que devem garantir que uma obra seja segura, que a produtividade seja alta e que o resultado final seja resistente e duradouro.

Ao longo de todo o processo, a segurança dos parafusos é vital. As obras estão repletas de maquinaria pesada, como escavadoras, guindastes e britadeiras, nas quais as uniões aparafusadas são submetidas a vibração e a cargas dinâmicas. A segurança dos parafusos também é essencial para toda a vida da estrutura acabada, cuja expectativa muitas vezes pode ser contabilizada em séculos. Altos arranha-céus, longas pontes e túneis subterrâneos profundos, todos possuem incontáveis uniões de acessibilidade difícil, mas cuja segurança é vital para um funcionamento adequado. Mesmo as maiores e mais resistentes estruturas podem ser comprometidas pelas menores uniões.

Para investimentos em infraestruturas com uma alta expectativa de vida, o Grupo Nord-Lock oferece um aparafusamento seguro e duradouro. Além disso, como um líder inovador em segurança de parafusos, nós contamos com as habilidades de engenharia necessárias para garantir soluções inovadoras em projetos de construção.

As operações de fabricação em todo o mundo contam com uma ampla variedade de prensas para criar peças. Para manter esses pesos pesados industriais em operação, deve-se prestar muita atenção às uniões aparafusadas.

Forjar peças, moldar objetos, dar forma a produtos: as grandes prensas realizam estas tarefas diariamente e executam-nas com rapidez e eficiência. À medida que os projetos das prensas se tornam cada vez maiores, as exigências sobre suas uniões aparafusadas passam a ser cada vez mais extremas. Em muitos casos, a única solução de aparafusamento disponível atualmente no mercado é o tensionador do tipo “multi-jackbolt” (MJT) Superbolt.

As prensas existem em várias configurações diferentes, incluindo as prensas mecânicas acionadas por um volante. O tipo mais comum, no entanto, é a consagrada prensa hidráulica, utilizada na maioria dos projetos de prensa. Embora possa haver várias configurações de prensas hidráulicas, a configuração mais comum usa quatro ou mais colunas rosqueadas grandes ou barras de acoplamento que são os principais componentes estruturais da máquina. Independentemente do tipo de prensa, uma carga de trabalho é gerada e deve ser resistida pelas colunas principais. Tenta-se apertar as porcas tradicionais das colunas nas extremidades dessas máquinas de várias formas, incluindo o uso de porcas hidráulicas ou métodos de aquecimento. À medida que a tonelagem requerida de uma prensa aumenta, as cargas (e, portanto, as colunas) podem chegar a tamanhos exorbitantes. Os MJTs Superbolt podem apertar colunas de qualquer tamanho ou diâmetro com ferramentas simples, e o custo dos MJTs muitas vezes pode ser inferior ao das grandes porcas de reposição dos fabricantes de equipamentos originais. Os tensionadores Superbolt têm sido usados em porcas de colunas com roscas de até 40 polegadas de diâmetro (prensa de forja de 50.000 toneladas).

As prensas de forja são a aplicação mais comum dos tensionadores Superbolt, mas eles também têm sido incorporados em prensas de fundição, modelação, forma, modelação por injeção, extrusão e outras prensas de setores específicos, como compensados, polpa e borracha, e até mesmo as grandes prensas de tratamento de águas residuais de lavanderias industriais. As aplicações das prensas não têm fim e, felizmente, o Grupo Nord-Lock possui soluções de aparafusamento seguras e confiáveis para as suas necessidades específicas!

Maximizando a produção e minimizando o tempo de inatividade

Desde os alimentos que consumimos e das roupas que vestimos, até o transporte que utilizamos e os edifícios onde vivemos e trabalhamos, tudo o que vemos e tocamos diariamente passou por uma instalação de fabricação ou processamento. Nas fábricas e depósitos em todo o mundo, uma ampla variedade de materiais e mercadorias são produzidos e embalados, com uma maquinaria cada vez mais avançada e sofisticada. A automação é o segredo para um processo rápido e confiável, oferecendo uma boa relação custo-benefício e rentabilidade. Os processos são, portanto, planejados nos mínimos detalhes para garantir que nada saia errado.

Um elemento que todos os equipamentos de fabricação e processamento compartilham é a necessidade de estar em constante movimento. Uma falha ou avaria pode interromper a produtividade de toda a linha, e cada minuto de inatividade tem seu custo. Isto é especialmente verdadeiro no caso das uniões aparafusadas, nas quais um desgaste ou afrouxamento pode sair caro. Independentemente das condições e exigências, todas as uniões devem permanecer apertadas e, ao mesmo tempo, permitir uma manutenção regular e eficaz.

Atualmente, os produtos do Grupo Nord-Lock são usados em incontáveis máquinas de fabricação e processamento em todo o mundo. Vários clientes passaram a apreciar sua enorme capacidade de fixação e resistência a condições extremas, o que resulta em menos manutenção e reparação, e custos reduzidos do ciclo de vida.

Quando você está a 400 km da costa mais próxima, a segurança vem em primeiro lugar

Visitar uma plataforma de petróleo pela primeira vez pode ser uma experiência assustadora. Quando o helicóptero aterrissa, tudo o que você vê é um oceano sem fim em todas as direções. O som da maquinaria pesada golpeando constantemente na rotina diária é ensurdecedor. Fortes ventos ameaçam lançá-lo ao mar e o cheiro de óleo diesel impregna o ar.

Capacetes, protetores auditivos e oculares e botas com ponta de aço são a indumentária padrão. As operações de perfuração, por sua própria natureza, expõem o pessoal ao risco de ferimentos graves. Com tantos processos mecânicos e hidráulicos em operação, a queda de objetos e as falhas no funcionamento são um perigo até mesmo para os membros mais experientes da equipe.

Quando se trabalha em condições tão extremas, a segurança está absolutamente acima de tudo. Os guindastes balançam objetos pesados sobre o deque, as perfuradoras, bombas e agitadoras estão em constante operação e tudo precisa ser 100% confiável. Ao mesmo tempo, as operações devem ser contínuas. O ritmo deve ser alto e cada minuto de inatividade tem o seu custo.

Felizmente, os sistemas de fixação de parafusos da Nord-Lock satisfazem todas as necessidades e aplicações, e não somente são seguros e confiáveis, mas também têm uma boa relação custo-benefício. Este fato é confirmado pelos milhares de clientes do Grupo Nord-Lock que dependem de nossos produtos.

As uniões que mantêm a pontualidade da economia

Desde a revolução industrial, as ferrovias formam a ossatura das sociedades industriais, com o desenvolvimento de ambas caminhando lado a lado. Desde aquela época, avançamos das locomotivas a vapor aos trens de alta velocidade que viajam a mais de 300 km/h. Porém, o principal continua igual: os trens precisam ser confiáveis e pontuais. O afrouxamento de parafusos em qualquer ponto da infraestrutura de uma ferrovia ou do material rodante pode sair caro ou mesmo ser fatal, caso o trem esteja em movimento.

Com centenas de milhares de quilômetros de trilhos cobrindo a superfície da terra, juntamente com numerosos tipos de desvios, a verificação e o aperto das uniões aparafusadas requer tempo e constitui um trabalho tedioso. Por isso, é fundamental garantir que seu produto de fixação de parafusos irá manter-se firme apesar das condições.

À medida que os trens e as redes ferroviárias se tornam mais avançados, também aumenta a exigência das linhas férreas e dos componentes dos trens. Quando um trem viaja a mais de 300 km/h, todo o vagão é agitado pela vibração constante e o esforço. A fixação dos parafusos é essencial para a segurança, e os produtos da Nord-Lock são usados tanto na produção como na manutenção. As aplicações mais comuns incluem, por exemplo, desvios, muros para absorção de ruído, vagões de plataforma, acopladores e sistemas de freio. Os produtos da Nord-Lock também são usados para fixar o equipamento no subsolo.

O mais valioso dos metais

O ouro e a prata podem receber todas as atenções, mas poucos metais são mais importantes do que o aço. Seu valor social é tão grande que a produção de aço pode até mesmo ser considerada como um indicador do crescimento econômico. São usadas armações de aço na construção de qualquer coisa, desde pontes até carros, navios, aviões ou mesmo ferramentas e utensílios. Trata-se do principal material utilizado na energia renovável, assim como no setor de moradia e construção.

A produção de aço mudou muito desde a revolução industrial, mas continua sendo um setor requisitado e intensivo. Em condições tão severas, as uniões aparafusadas devem manter-se apertadas, apesar da exposição constante a produtos corrosivos, vibrações fortes e temperaturas extremas. Qualquer afrouxamento pode causar manutenção e reparação inesperadas, assim como atrasos dispendiosos na produção.

Os produtos do Grupo Nord-Lock podem ser aplicados rápida e facilmente, e permanecem firmes. As vantagens incluem mais segurança, maior produtividade, manutenção reduzida e um ciclo de vida mais longo. É por isso que eles podem ser encontrados em cada vez mais aplicações de aparafusamento de siderúrgicas em todo o planeta.

Acompanhando a produtividade em campos e florestas

A silvicultura e a agricultura estão entre os setores mais antigos existentes. Muito antes da manufatura, construção ou engenharia, a civilização humana já estava cortando madeira e colhendo cultivos. Apesar de terem sido alcançados por vários outros setores desde então, eles ainda constituem uma parte vital de qualquer economia e sociedade.

Os princípios básicos continuam os mesmos: cortar árvores, arar campos e colher cultivos. O que mudou foi a tecnologia, que se está tornando cada vez melhor, mais avançada e mais poderosa. A antiga ideia de fazendeiros e lenhadores que trabalhavam de sol a sol e com suas próprias mãos já passou à história há muito tempo. Hoje, as fazendas e madeireiras operam praticamente como fábricas.

Como toda maquinaria, os materiais e soluções de aparafusamento são fundamentais para a produtividade. Seja nos motores de tratores, nas cortadoras de cavacos industriais ou nos sistemas de irrigação, os produtos do Grupo Nord-Lock têm ajudado incontáveis clientes em todo o mundo a garantir que seus negócios continuem produtivos.

Seja para um fim especial ou uma série projetada, as máquinas devem cumprir determinados requisitos sem deixar de ser economicamente acessíveis e flexíveis

A maquinaria desempenha um papel vital em praticamente tudo o que fazemos e, desde a revolução industrial, as máquinas têm sido construídas com uma extraordinária potência e capacidade. Mas mesmo as maiores e mais poderosas máquinas do mundo são completamente dependentes da segurança das menores uniões aparafusadas, sendo que o mais mínimo afrouxamento pode fazer parar toda uma máquina.

À medida que as máquinas se tornaram mais avançadas, as soluções de aparafusamento tiveram que acompanhá-las, adaptando-se às maiores exigências e às cargas mais elevadas. Felizmente, o Grupo Nord-Lock possui uma ampla variedade de soluções de aparafusamento que vêm superando esses desafios repetidamente.

Alimentando a economia mundial

As economias do mundo industrializado dependem das matérias primas da terra, mas a extração das mesmas não é nada fácil. Elas muitas vezes estão em zonas subterrâneas profundas, enterradas em rochas maciças que permanecem imperturbadas há eras.

As minas e pedreiras estão repletas de máquinas grandes e pesadas construídas especialmente para triturar e perfurar rochas maciças. Poucas máquinas se submetem a condições tão exigentes, das cargas extremas à vibração constante. Para algumas dessas máquinas, as fortes vibrações não são consequência de suas operações, mas sim são a própria operação.

No entanto, apesar de toda sua resistência e durabilidade, muitas vezes as pequenas uniões aparafusadas podem ser as primeiras a ceder, e por isso a segurança dos parafusos não pode ser comprometida. Para alimentar o apetite insaciável do mundo por metais e minerais preciosos, o setor de mineração deve ser contínuo. Apesar das altas exigências, o equipamento de mineração não pode arcar com avarias, pois cada minuto de inatividade custa dinheiro. A mineração e a exploração de pedreiras são famosas por operar nas condições mais severas. As soluções do Grupo Nord-Lock são adequadas e comuns para oferecer segurança total, tanto para as ferramentas como para as mais críticas e expostas uniões.

Fontes diferentes necessitam de métodos diferentes, mas a confiabilidade é sempre fundamental

A energia tornou-se tão essencial para nós que ela é agora quase tão importante quanto o ar e a água. Atualmente, a energia é gerada a partir de uma quantidade cada vez maior de fontes diferentes. Desde as matérias primas, como o carvão, o gás natural ou o petróleo, até os métodos mais recentes envolvendo elementos naturais, como o sol, o ar e o mar.

O que todos esses métodos têm em comum é a necessidade de dispor de uma maquinaria de última geração que possa suportar uma enorme pressão em condições extremas. Independentemente do seu tamanho ou âmbito de utilização, todos os geradores e turbinas dependem de uniões aparafusadas. As soluções que podem ser rápida e facilmente aplicadas oferecem enormes vantagens em termos de economia de tempo e recursos. A redução dos recursos naturais e a demanda por energias limpas renováveis também implicam na necessidade de gerar energia a partir de locais cada vez mais isolados e inacessíveis.

Seja em alto-mar ou nas profundezas da terra, as vantagens das uniões aparafusadas seguras que não requerem reaperto frequente são óbvias. O simples fato de não ter que visitar o local frequentemente para verificar ou reapertar as uniões já representa uma grande economia. Seja em alto-mar ou nas profundezas da terra, as vantagens das uniões aparafusadas seguras que não requerem reaperto frequente são óbvias. Por este motivo, os produtos do Grupo Nord-Lock podem ser encontrados em incontáveis aplicações, incluindo turbinas eólicas, painéis solares, geradores a vapor, válvulas hidrelétricas, áreas irradiadas e muitas outras.

Os pequenos componentes que acionam o comércio internacional

A cada dia, bilhões de dólares em mercadorias e produtos são transportados por navios de carga através dos mares do mundo. É justo dizer que o setor naval é a ossatura do comércio internacional, pois é ele que transporta as mercadorias grandes e pesadas entre os continentes. Porém, apesar de todo seu tamanho e potência, os navios de carga não seriam nada sem os milhões de pequenos componentes que os mantêm em funcionamento. O próprio número de uniões aparafusadas presentes em qualquer navio indica que é enormemente vantajoso contar com soluções de fixação que possam ser aplicadas rápida e facilmente. O peso e o tamanho também são elementos importantes a se considerar, de modo a poder maximizar tanto o espaço como a eficiência do combustível.

O fato de muitos produtos do Grupo Nord-Lock serem pequenos e eficientes os tornou comuns em todo o setor. Mas eles não são apenas rápidos e fáceis de aplicar. Eles também são resistentes à corrosão, o que é essencial considerando a exposição à água do mar inerente a este ambiente. Como a manutenção também necessita ser facilmente realizada até mesmo no meio do Oceano Pacífico, o fato dos produtos da Nord-Lock poderem receber manutenção com ferramentas manuais também é uma vantagem considerável. Pelos motivos mencionados, combinados com uma capacidade superior de travamento, as soluções do Grupo Nord-Lock são comuns em todo o setor de construção naval, desde os grandes petroleiros e navios de carga, até as uniões críticas de iates e balsas.

Ir de um lugar a outro nunca foi tão simples

Desde que a humanidade descobriu o princípio da roda, desenvolvemos e descobrimos novos meios de transporte. Podemos viajar sobre a água, sob a água, sobre montanhas, ao redor do mundo e até mesmo ao espaço.

Vários meios de transporte operam em condições e temperaturas extremas, e são submetidos a cargas dinâmicas e vibração constante. A segurança depende enormemente de que tudo permaneça unido, e isto, por sua vez, depende de fixadores seguros que possam suportar todas as exigências.

Atualmente, os produtos do Grupo Nord-Lock são aplicados em uma ampla variedade de meios de transporte. Oferecemos desde uma solução leve e eficaz para satélites espaciais até porcas de roda firmes e seguras para veículos de carga pesada.

Podemos fixar qualquer união na qual a falha não é uma opção

Poucas pessoas são conscientes disso, mas nossas vidas diárias estão repletas de milhões de uniões aparafusadas. Praticamente todos os objetos físicos com os quais interagimos a cada dia ou têm parafusos, ou foram fabricados por algo que usa parafusos. Não importa onde você esteja agora, dificilmente demorará em ver uma união aparafusada por perto.

Superficialmente, o aparafusamento é apenas uma questão de fixar uniões e assegurar-se de que elas permanecerão apertadas, mas na verdade ele depende de uma série de outros parâmetros. Materiais, condições, tamanho, escala, carga de aperto, tempo, capacidade, espaço, entorno: todos estes elementos podem fazer a diferença entre um parafuso apertado e um parafuso frouxo. Uma união crítica é uma união na qual as consequências de uma falha são consideradas grandes. Como as uniões são o que mantém quase tudo em pé, as consequências podem assumir a forma de danos a um equipamento, de um tempo de inatividade ou até mesmo de vidas humanas.

Há mais de 30 anos, o Grupo Nord-Lock vem projetando e oferecendo soluções de aparafusamento a uma ampla variedade de clientes nas mais diversas áreas. Nós fixamos uniões nas quais nada pode dar errado. Nossa faixa padrão pode resolver incontáveis desafios de aparafusamento em praticamente todos os setores, e contamos com uma equipe de especialistas que está continuamente projetando soluções personalizadas. Seja qual for o seu desafio de aparafusamento, é muito provável que tenhamos uma solução a pronta entrega para você. E, se não for assim, estamos aqui para trabalhar com você e encontrar a solução ideal.